domingo, 14 de agosto de 2016

O ano de 1991 para a música

   
      Com certeza o ano de 1991 lhe marcou de alguma maneira, direta ou indiretamente. A partir dali o cenário dos anos 90 estaria dominado pela música alternativa, sensivelmente notado pela criação do Lollapalooza no próprio ano que estamos falando. Festival idealizado e concebido pelo vocalista do Jane's Addiction, Perry Farrel. Esse que também foi um marco na história da música por popularizar artistas como: Red Hot Chili Peppers, Alice in Chains, Rage Against the Machine, Arctic Monkeys (anos 2000), Pearl Jam, Soundgarden e diversos outros.
      Agora vamos falar de lançamentos. O que teve de bom em 91? Como já foi citado, 1991 foi um ano muito importante para o marco da entrada do grunge no mainstream, por bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden que lançaram nesse ano o "Nevermind", "Ten" e "Badmotorfinger"
respectivamente.
      Também teve o divisor de águas na carreira de algumas bandas como o Metallica, que lançou o "Black Album" (que divide opiniões entre os fãs) e o ótimo "Blood Sugar Sex Magik" do Red Hot Chili Peppers, que em breve faremos um review. Voltando ao assunto grunge, o supergrupo Temple of the Dog foi criado e lançou seu único disco que é auto-intitulado. Este supergrupo que foi criado em memória ao vocalista falecido Andrew Wood, do Mother Love Bone. Conta com membros do
Pearl Jam e o vocalista do Soundgarden, Chris Cornell. Recomendo escutarem.
      Não poderíamos deixar de falar do último álbum do Queen, "Innuendo", álbum subvalorizado do Queen mas que pode ser considerado como o precursor do clássico "A Night At The Opera", por conta de canções como "The Show Must Go On"

Melhores atos da música no ano de 1991:

1. Nevermind (Nirvana)




      É impossivel falar do ano de 1991 sem falar desse disco. Talvez um dos mais importantes do século, aonde revolucionou a maneira de tocar, de se vestir e de agir. Talvez o grunge fosse o novo punk, e com essa obra-prima, ele se consolidou nos anos 90.


Nota: 9,0

Data de lançamento: 24 de Setembro de 1991


Melhor faixa: Drain You (https://www.youtube.com/watch?v=k96sAezF-VE)


Ponto fraco: Something in the Way




Faixas: 


     

2. Blood Sugar Sex Magik (Red Hot Chili Peppers)



     Esse foi o marco na carreira do Red Hot, o verdadeiro divisor de águas que já tínhamos falado. O que falar de um álbum que tem Give it Away e Under The Bridge? Outra obra-prima.

Nota: 9,0

Data de lançamento: 24 de Setembro de 1991 (sim, igual ao Nevermind)

Melhor faixa: Mellowship Slinsky in B Major (https://www.youtube.com/watch?v=7m-CR8mHi1U)

Ponto fraco: They're Red Hot




Faixas:



3. Ten (Pearl Jam)


    Falar sobre grunge e anos 90 sem citar Pearl Jam é um pecado. Talvez um dos melhores discos de estreia do rock, "Ten" tem (pegou o trocadilho?) vários hits em um só álbum, como "Alive", "Black", "Jeremy" e "Even Flow" que marcou a história da música alternativa.


Nota: 8,5

Melhor Faixa: Deep (https://www.youtube.com/watch?v=moGF512_csU)


Ponto fraco: Inexistente





Faixas: 



Menções honrosas do ano de 1991:


-Use Your Illusion I & II (Guns 'N' Roses)

-Black Album (Metallica)
-Leisure (Blur)
-Várias Variáveis (Engenheiros do Hawaii)
-Innuendo (Queen)
-Out of Time (R.E.M)

Playlist de 1991:



2 comentários: